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Humanização

A AEBES desenvolve suas políticas e ações, pautadas em consonância com as diretrizes do Programa Nacional de Humanização (PNH) do Ministério da Saúde, bem como com o conceito de Experiencia do Paciente, buscando disseminar e fortalecer entre funcionários, gestores e alta direção, uma cultura de cuidado centrado no paciente.A AEBES desenvolve suas políticas e ações, pautadas em consonância com as diretrizes do Programa Nacional de Humanização (PNH) do Ministério da Saúde, bem como com o conceito de Experiencia do Paciente, buscando disseminar e fortalecer entre funcionários, gestores e alta direção, uma cultura de cuidado centrado no paciente.

A humanização do sistema de saúde tem sido cada vez mais discutida, destacando-se como um tema essencial para o aprimoramento da qualidade do relacionamento humano dentro do ambiente hospitalar, considerando uma visão integral do ser humano. O principal objetivo é fornecer um atendimento mais qualificado, com a proposta de unir comportamento ético, conhecimento técnico e o entendimento necessário do histórico do paciente através de uma escuta ativa, que seja capaz de contribuir para criação de vínculos de confiança entre usuários, cuidadores e instituição. Ainda, valorizar e considerar o paciente enquanto pessoa em processo de adoecimento, é oportunizar uma maior autonomia e ampliação da sua capacidade de transformar a realidade em que vive, através da responsabilidade compartilhada e da participação coletiva no processo de produção de saúde.

Portanto, a AEBES acredita que a humanização no atendimento/ assistência é construída por todos os atores envolvidos no cuidado ao paciente, e por essa razão, todas as ações são pensadas para oferecer novas perspectivas e possibilidades para o desenho de uma jornada com qualidade, segurança e cuidado centrado no paciente.

Diante do exposto, o Hospital Evangélico de Vila velha desenvolve projetos e conta com grupos de trabalho que fortalecem essa cultura de cuidado centrado, conforme abaixo:

Paciente de Valor

 

O projeto tem como objetivo resgatar informações sobre o paciente, para além dos padrões descritos em prontuário médico, e inserir em seus dados detalhes importantes de sua vida, de modo que osprofissionais de saúde busquem enxergá-los com um novo olhar. Sendo assim, trata-se de uma ferramenta de humanização para conhecer os pacientes, respeitar suas particularidades e personalizar o tratamento, refletindo em benefícios no tratamento hospitalar. Leia mais.


Banco de Perucas

Com o intenção de oferecer opções para valorizar a feminilidade dessas mulheres, a equipe do Serviço de Oncologia criou um Banco de Perucas, com o apoio do cabeleireiro Dirceu Paigel. Leia mais.


Projeto CuidArte

Os Serviços de Oncologia e Nefrologia realizam atividades semanalmente com os pacientes e acompanhantes. Leia mais.


Projeto "Parabéns para Você!"

Ação que dissemina tratamento humanizado através de uma celebração no dia do aniversário do pacinete. Leia mais.


Projeto Rim do Bem

Visando acolher as famílias dos pacientes recém-admitidos no programa de hemodiálise, a equipe de Nefrologia criou o projeto Rim do Bem. Leia mais.


Reunião de Acompanhantes

Com o objetivo de acolher, informar e promover a participação ativa do acompanhante durante o período de hospitalização, a equipe do HEVV desenvolve o Projeto Reunião de Acompanhantes. Leia mais.


Visitas Virtuais

Projeto que visa minimizar o sofrimento de muitas famílias através de chamada de vídeo, uma vez que em fase de pandemia não podem estar presentes para acompanhar o período de internação do paciente. Projeto que visa minimizar o sofrimento de muitas famílias através de chamada de vídeo, uma vez que em fase de pandemia não podem estar presentes para acompanhar o período de internação do paciente. Leia mais.


Conselho Consultivo do Paciente

Com o objetivo de buscar o desenvolvimento contínuo da instituição, foi criado um novo canal de comunicação entre a instituição e o cliente. Com o objetivo de buscar o desenvolvimento contínuo da instituição, foi criado um novo canal de comunicação entre a instituição e o cliente. Leia mais.


UTI Humanizada

Com o objetivo de ampliar a humanização do cuidado, as UTI's contam com o Programa de Visita Infantil e rotina de Visita Estendida. Leia mais.


Projeto "Minha Última Quimioterapia"

Com o objetivo de comemorar a realização do último ciclo quimioterápico junto ao paciente, a equipe do serviço de Oncologia do HEVV institui o projeto "Minha Última Quimioterapia". Leia mais.


Suporte ao Luto - Pacientes Paliativo

O projeto tem como objetivo ofertar suporte emocional aos familiares em condição de luto, sendo iniciado através do contato telefônico seguido do envio de uma carta de condolências ao familiar enlutado. Proporcionamos um espaço humanizado de acolhimento e escuta, garantindo uma troca de experiências dando vez e voz a cada familiar, fazendo com que se sintam verdadeiramente acolhidos. Leia mais.


Projeto Doce Elogio

Com o objetivo de reconhecer os profissionais através da divulgação das mensagens enviadas por pacientes e familiares em agradecimento ao atendimento prestado. Leia mais.


Projeto "O Que Importa Para Você?"

O objetivo do Projeto é realizar os desejos dos pacientes tornando o período de internação mais leve. Leia mais.


Grupo de Trabalho de Humanização

 

O Grupo de Trabalho de Humanização constitui-se como um espaço coletivo organizado, participativo e democrático, que se destina a impulsionar e/ou incentivar o processo de mudança da cultura de atendimento à saúde, buscando um resgate da humanização na assistência, em benefício dos usuários e dos profissionais de saúde. Leia mais.

 

Certificação


ONA 3