Tel. Geral Tel. Consulta

HEVV lidera procedimentos realizados pelo SUS no ES

O Hospital Evangélico de Vila Velha (HEVV) foi destaque na realização de procedimentos e cirurgias pelo Sistema Único de Saúde em 2020 no Espirito Santo. Os dados, divulgados recentemente pelo Ministério da Saúde, colocam a unidade em primeiro lugar na realização dos seguintes procedimentos e cirurgias: transplantes, cirurgias cardíacas de alta complexidade, angioplastias coronarianas e cirurgias ambulatoriais oftalmológicas. 

Para os profissionais que atuam na unidade, os resultados comprovam o compromisso em prestar um atendimento de qualidade, prezando pela assistência humanizada e segura. "Desde o ano passado, o hospital tem enfrentado inúmeras adversidades devido à pandemia da Covid-19. A nossa rotina mudou da noite para o dia e, apesar dos desafios, mantivemos nosso compromisso com a sociedade e seguimos com empenho e gratidão", afirma Sirlene Motta de Carvalho, superintendente da Associação Evangélica Beneficente Espirito Santense (AEBES), responsável pela administração do hospital. 

Os números divulgados pelo Ministério da Saúde consideram os procedimentos realizados entre os meses de janeiro e outubro. Entre as cirurgias de destaque está a do paciente Ronaldo Feliciano dos Santos, 50 anos. O técnico em Química ficou internado durante 47 dias no hospital e, destes, 35 foram na Unidade de Tratamento Intensiva (UTI). Após sofrer uma parada cardíaca durante o procedimento cirúrgico, em março do ano passado, a família define a recuperação como um milagre. 

"Fomos surpreendidos com o diagnóstico de rompimento da válvula mitral durante a renovação da carteira de habilitação do Ronaldo, pois a doença não apresentou sintomas. O quadro se agravou com o tempo e tivemos diversas intercorrências, entre elas um fungo no pulmão e uma parada cardíaca de 40 minutos durante a operação. Se a equipe do hospital não fosse altamente capacitada, talvez meu marido não estivesse vivo para contar essa história de superação", relata Simone Amélia dos Santos, esposa do paciente. 

Ranking - Representatividade do Hospital Evangélico de Vila Velha no SUS 

1º colocado no ES: 

80% das internações oftalmológicas do ES 

62% das cirurgias ambulatoriais oftalmológicas do ES

35% dos transplantes realizados no ES 

30% das cirurgias cardíacas de alta complexidade do ES 

25% das angioplastias coronarianas do ES 

20% de toda a alta complexidade do ES 

2º colocado no ES: 

23% das cirurgias bariátricas do ES 

20% das internações hematológicas do ES 

Referência em procedimentos de urologia 

Referência em tratamento de doenças renais 

Fonte: TABWIN/MS (jan-out/20)

 

 

Certificação


ONA 3