Tel. Geral Tel. Consulta

Aposentado recebe novo coração após cirurgia

 Benjaniro Batista e família

O Hospital Evangélico de Vila Velha (HEVV) realizou o quinto transplante de coração no mês de outubro depois de dois anos. Quem recebeu o coração novo foi seu Benjaniro Batista, de 59 anos. Ele que sofria de insuficiência cardíaca chagásica e já estava com muita dificuldade para fazer atividades do dia a dia.  

“Eu estou tão emocionado! Estou muito feliz porque estou tendo mais uma oportunidade de viver. Quero andar, passear e aproveitar a vida com a minha esposa e meus filhos”, relata o aposentado.

O órgão foi captado em um hospital localizado no interior do Estado e foi tazido por uma viatura da Polícia Federal (PF) para o HEVV.  A cirurgia durou cerca de uma hora e meia. 

O cirurgião cardíaco, José Silva Henrique, disse que o procedimento foi um sucesso. “Esse é o quinto transplante de coração realizado no Evangélico. Nove profissionais participaram da cirurgia, além de contarmos com o auxílio da tecnologia. Utilizamos um dispositivo de circulação extracorpórea que permite interromper a circulação sistêmica ao coração e pulmão mantendo o paciente vivo até que o novo órgão seja implantado”, conta o médico.

Para que a cirurgia aconteça muitos profissionais estão envolvidos no processo como médicos, enfermeiros, psicólogo, nutricionista, assistente social, técnicos de enfermagem. Ao todo, são mais de 25 profissionais que trabalham desde as consultas no ambulatório, preparo do paciente, passando pela captação do órgão e atuando no pós-operatório.

Seu Benjaniro é morador do distrito de Itaoca, localizado em Itapemirim, no Sul do Estado. Ele começou o acompanhamento no Hospital Evangélico de Vila Velha nesse ano e recebeu a prioridade na fila no mês de setembro de 2021.

O enfermeiro referência do ambulatório e transplante do HEVV, Bruno Majevski, fala sobre a espera para a realização de um transplante de coração. “O coração é o nosso órgão vital, o paciente que está na fila não aguenta esperar por muito tempo. Nós trabalhamos diariamente para salvar vidas, e incentivar a doação de órgãos porque é muito gratificante ver o paciente transplantado com qualidade de vida”, destaca o enfermeiro.

Assessoria de Imprensa 
Hospital Evangélico de Vila Velha
Nadia Vaccari (27) 99203-9937/3016-4042
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

 

Certificação


ONA 3