Tel. Geral Tel. Consulta

Equipe do Hospital Evangélico recebe gestante com problema cardíaco e realiza cirurgia de urgência

A equipe do Hospital Evangélico de Vila Velha (HEVV) foi mobilizada para atender uma paciente grávida de oito meses com problema cardíaco na última semana do mês de abril. A paciente que foi diagnosticada com dissecção de artéria aorta passou por uma cirurgia no coração logo após uma cesariana. Mãe e filha passam bem.

“O que nós presenciamos foi um milagre! A partir do momento que recebemos a informação sobre o estado de saúde da paciente, fizemos um plano estratégico para recebê-la. Toda a equipe ficou comovida, preparamos a estrutura do hospital para oferecer o atendimento imediato e acolhemos a paciente para que ela tivesse o contato direto com o marido pelo telefone”, contou a coordenadora do Pronto-Socorro do HEVV, Kelem Oliveira.

A paciente, Penélope Leite Pires, chegou ao Hospital Evangélico por volta das 14h00, fez um parto cesárea de emergência e logo em seguida a cirurgia no coração.  “Fizemos um procedimento de reparo da artéria aorta que estava dissecada e reconstrução de válvula aórtica. Foram cerca de três horas de cirurgia. Essa é uma doença  muito grave, e caso não fosse feita a cirurgia a paciente não sobreviveria”, ressalta o coordenador do Serviço de Cardiologia do HEVV, Dr. Diogo Barreto.

O parto foi realizado por uma equipe do HEJSN que foi até Hospital Evangélico fazer o procedimento. A paciente fez aniversário no dia seguinte à cirurgia, completou 31 anos, no dia 27 de abril, e está extremamente emocionada com tudo o que aconteceu. “Sou grata à equipe que salvou a minha vida e a vida da minha filha. Eu nasci de novo”, disse a paciente.

Dr. Diogo Barreto destaca como a integração entre os profissionais foi essencial para obter êxito no procedimento.  “Essa é uma situação de extrema emergência médica que precisa de uma mobilização muito grande das equipes. O Hospital Evangélico é referência em cardiologia e nós temos a preocupação de fazer os procedimentos no menor tempo possível para salvar vidas. Vale ressaltar, que a integração entre os profissionais dos dois hospitais foi fundamental para que mãe e filha sobrevivessem”.

A Associação Evangélica Beneficente Espírito-Santense (Aebes) é a mantenedora do Hospital Evangélico de Vila Velha e gerencia o Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, há nove anos. A gestão realizada por essa organização social em hospitais garante a qualidade no atendimento humanizado e seguro dos pacientes capixabas.

FOTO UTI 1

Assessoria de Imprensa 
Hospital Evangélico de Vila Velha
Nadia Vaccari (27) 99203-9937/3016-4042
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Certificação


ONA 3