Atendimento humanizado transforma a experiência do paciente no HEVV
- Publicado: Quarta, 18 Junho 2025 09:20
Internado há mais de 50 dias no Hospital Evangélico de Vila Velha (HEVV), seu Lucreci Venâncio, sentiu o gostinho de casa novamente quando comeu frango com quiabo. O prato favorito foi preparado com carinho por uma de suas filhas, a Ana Marcia Venâncio, após o pai contar a sua história para a equipe multidisciplinar do hospital.
“Foi uma grande emoção participar dessa ação do hospital. Nós ficamos muito felizes com essa oportunidade e, principalmente, em ver o sorriso no rosto do nosso pai”, disse uma das filhas de seu Lucreci, Sara Venâncio, que também participou da ação.
Essa é uma das histórias do projeto “O que importa para você?” desenvolvido pelo HEVV há seis anos. “O que importa para você?” é uma campanha global de humanização do cuidado em saúde que incentiva profissionais da área a perguntarem aos pacientes o que realmente é importante para eles, indo além da doença e focando naquilo que dá sentido à vida de cada pessoa.
“Aqui no HEVV nós enxergamos cada paciente como alguém único, com uma história, com medos e esperanças. Ouvir com atenção e oferecer um tratamento com carinho é um trabalho de toda nossa equipe e o aprendizado se torna constante”, destaca a gerente de acolhimento do HEVV, Camyla Bastos.
Seu Lucreci Venâncio e suas filhas durante a ação
O projeto é contínuo e tem a proposta de transformar o cuidado em algo que vai além do tratamento. “O objetivo é estimular a interação entre as equipes, pacientes e familiares. As ações e intervenções são realizadas a partir do que realmente é importante para o paciente, que vão desde levar o paciente para contemplar o dia, possibilitar uma videochamada com um familiar que não consegue estar presente nas visitas ou até mesmo um momento de cuidado com um cabeleireiro aqui dentro do hospital”, reforça Camyla Bastos.
Para reforçar esse projeto no ambiente hospitalar, desde 2014, sempre no mês de junho, é realizada a campanha mundial “O que importa para você?” que veio para desafiar quem cuida dos pacientes a ir além do diagnóstico.
“No HEVV, fazemos treinamento e envolvemos toda a equipe que vai desde psicólogos, nutricionistas, assistentes sociais, até enfermeiros, médicos e fisioterapeutas. E em meio a rotina intensa, eles colocam em prática a escuta ativa e assim avaliam se a necessidade pode ser atendida”, ressalta a coordenadora da equipe Multidisciplinar do HEVV, Mariany Palauro.
A iniciativa é direcionada a todos os pacientes do HEVV e busca a construção de uma cultura de escuta ativa e acolhimento dos usuários. “Nós acreditamos que a realização de um atendimento acolhedor e individualizado pode tornar a experiência do paciente positiva e quem sabe deixar esse período um pouco mais leve”, disse a gerente de acolhimento do HEVV, Camyla Bastos.
Parte da equipe Multidicisplinar do HEVV
Assessoria de Imprensa
Hospital Evangélico de Vila Velha
Nadia Vaccari (27) 99203-9937
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.