Tel. Geral Tel. Consulta

Hipertensão e os riscos para o coração

A hipertensão arterial mais conhecida como “pressão alta” é uma doença crônica que atinge cerca de 30% dos brasileiros, de acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC). O cardiologista do Hospital Evangélico de Vila Velha (HEVV), Dr. Diogo Barreto, faz um alerta sobre a riscos que a doença traz para o coração.

“Essa doença causa o estreitamento de artérias e a principal consequência disso é o aumento do trabalho do coração que precisa bombear o sangue cada vez com mais força. Esse é um processo que favorece a ocorrência de derrames cerebrais e ataques cardíacos”, ressalta o médico.

Seu Vastimar Leal de Brito tem 52 anos e sofreu um infarto no ano de 2021. Ele é um dos brasileiros que foi diagnosticado com a doença. “Depois que eu infartei, comecei a cuidar melhor da minha saúde. Eu faço uso de uma medicação diária para controle da pressão, além de reduzir a quantidade de sal nos alimentos. Aprendi a montar um prato mais saudável com mais verduras e menos carboidrato”, disse o técnico de refrigeração.

Para conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico preventivo, tratamento da doença e adoção de hábitos saudáveis, o Ministério da Saúde instituiu o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, em 26 de abril.

Dr. Diogo Barreto reforça algumas atitudes que podem ajudar na prevenção e no controle da pressão alta. “A doença é silenciosa que pode atingir crianças, adolescentes, adultos e idosos. Por isso é essencial ter um plano de vida saudável que inclua a prática de atividade física, aferição de pressão pelo menos uma vez ao ano e evitar o consumo de alimentos gordurosos e que contenham muito sódio”, destaca o médico.

Assessoria de Imprensa 
Hospital Evangélico de Vila Velha
Nadia Vaccari (27) 99203-9937/3016-4042
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Certificação


ONA 3