Tel. Geral Tel. Consulta

Cigarro eletrônico e os riscos para a saúde

O cigarro eletrônico também conhecido como vape tem ficado cada vez mais popular entre os jovens. Esse dispositivo que oferece nicotina através de vaporização pode viciar tanto quanto o cigarro comum e já é proibido no Brasil.

No Dia Mundial Sem Tabaco, celebrado no dia 31 de maio, especialistas alertam para os prejuízos que os vapes podem gerar no organismo. “Além da nicotina e de outros propelentes, os vapes têm uma serpentina que é feita de metal e aquece o “e-liquido”, já há estudos que mostram que a transferência desses metais como o ferro, níquel, chumbo e alumínio para o “e-liquido” causam impacto na saúde pulmonar, favorecendo doenças como asma, bronquite crônica, fibrose pulmonar e alguns com potencial para câncer”, destaca a pneumologista do Hospital Evangélico de Vila Velha (HEVV), Dra. Kristiane Moreira.

A propagação do cigarro eletrônico é grande devido ao atrativo que esses produtos oferecem como sabores e odores menos desagradáveis do que o cigarro convencional o que atrai muito mais o público jovem e dificulta a conscientização.

“Na maioria das essências do cigarro eletrônico usa-se nicotina em sua composição. E mesmo os sem nicotina, possuem fatores nocivos como o vapor que tem em sua composição glicerol e outras essências que irritam as células do pulmão. Algumas dessas partículas ultrafinas irritam a via aérea e aumentam o risco de doenças cardiovasculares”, completa a médica.

De acordo com uma pesquisa do Instituto Nacional de Câncer (Inca), o cigarro eletrônico aumenta mais de três vezes o risco de experimentação do cigarro convencional e mais de quatro vezes o risco de uso do cigarro.

“Apesar de não sabermos ainda tudo sobre os cigarros eletrônicos, entendemos que os prejuízos são diversos e em escalas diferentes que irão depender de fatores como grau de dependência do indivíduo, genética, predisposição a problemas de saúde e estado de saúde atual”, reforça a Dra. Kristiane Moreira.

 Dra. Kristiane Moreira 

Assessoria de Imprensa 
Hospital Evangélico de Vila Velha
Nadia Vaccari (27) 99203-9937/3016-4042
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

 

Certificação


ONA 3