O Hospital Evangélico de Vila velha é habilitado para realizar transplante desde 1980, pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Somos habilitados para transplante de rim com doador vivo e falecido, transplante de coração, fígado, córnea e esclera.
O transplante consiste na substituição do órgão doente por um órgão saudável, através de um procedimento cirúrgico.
A equipe do Centro Transplantador é composta por uma equipe multiprofissional com nefrologista, cardiologista, urologista, hepatologista, cirurgião cardiovascular, cirurgião do aparelho digestivo, cirurgião geral, anestesista, enfermeiro, assistente social, psicológico, fisioterapeuta, nutricionista e assistente administrativo que visam avaliar o paciente e oferecer todo o suporte necessário em todas as etapas do transplante.
Realizamos consultas de avaliação pré transplante para manter o paciente ativo e inscrito na fila de transplante, durante esta fase todos os exames necessários serão realizados no HEVV.
1 – Como se inscrever na fila do transplante do Hospital Evangélico de Vila Velha:
a) Ligar no telefone (027) 3016-4149 para marcar a primeira consulta. De segunda à sexta feira das 08h às 16h.
b) Trazer ficha de inscrição e relatório médico preenchida pelo médico da diálise no dia da consulta aos candidatos ao transplante renal e os demais o relatório médico da especialidade.
c) Trazer os documentos pessoais originais (documento com foto, CPF, cartão do sus e comprovante de residência).
2 – Como funciona a lista de espera para transplante:
a) A fila de espera de cada órgão é estadual, entretanto o paciente deverá ser cadastrado em um centro transplantador que será responsável por toda a sua avaliação, exame, consulta, realização do procedimento cirúrgico, e acompanhamento pós transplante.
b) A lista é dividida pelo tipo de sangue;
c) A seleção do candidato ao transplante é baseada na melhor compatibilidade genética (HLA) e no tempo de inscrição na lista de espera.
d) A seleção é feita pela Central de Transplantes na Secretaria Estadual de Saúde e supervisionada pelo Ministério Público.
Transplante Renal com Doador Vivo
1 – Como iniciar a avaliação para o transplante com doador vivo?
a) Ligue no telefone (027) 3016-4149 para marcar a primeira consulta.
b) Horário de agendamento: segunda à sexta feira das 08:00h às 16:00h. No dia da consulta, trazer um relatório da diálise e resultado do exame de tipagem sanguínea ABO do receptor e possíveis doadores;
A primeira consulta é realizada pela equipe multiprofissional sendo necessário a presença do paciente receptor do rim e os possíveis doadores. Importante que todos estejam com os documentos de identificação e exame de tipagem sanguínea.
2 – Quem pode ser doador vivo?
O doador vivo deve ter idade superior a 21 anos, ter boas condições de saúde, deve ser capaz juridicamente e estar de acordo com a doação.
Não existe limite superior de idade para ser doador, entretanto, as condições de saúde serão criteriosamente avaliadas.
Pais, irmãos, avós, tios, primos de primeiro grau e cônjuges podem ser doadores. Os demais necessitam de um alvará expedido pelo Juiz autorizando a doação após exame de compatibilidade.